Friday, January 19, 2007

A ambiguidade da fotografia

Mesmo a imagem mais mimética, caso da fotografia, tem a sua dimensão de construção do representado. Só por si o recorte temporal e espacial determina o que é representado. Neste caso ainda temos mais, devido ao uso que foi feito da imagem. A fotografia representa a realidade ou a construção (do espectador ou do jornalista)?

2 comments:

Ushpelhu said...

Bom, a fotografia há muito que deixou de ser entendida como um inocente registo do real, mas uma representação duma "realidade". O fundamental, não é tanto o objecto representado em si, mas antes a classificação que lhe é atribuida. É que a fotografia ( e não só), tem a capacidade de revelar a relação entre o fotógrafo e o fotografado: o seu ponto de vista; a sua perspectiva do mundo, e dos acontecimentos filtrada pelo seu olhar carregado de valores, ideologias e paradigmas estéticos. Esse é o aspecto mais interessante, para mim. As fotos que escolheste, são exmplos disso mesmo... e até sem texto!

JPaz said...

Como percebeste, um pouco à laia de exercício, escolhi uma foto q exemplifica o modo como a imagem pode ser instrumentalizada (de modo intencional ou não) pela ideologia de quem a vê/usa. Mas de facto, um dos aspectos extraordinários da fotografia é a sua ilusão realista, ou como parece esconder o sujeito. A não ser q tenha a marca de objecto artístico ...